Exposição: Aves e Evolução

Durante o segundo semestre deste ano preparei 10 pranchas em aquarela e o design de painéis para a exposição "Aves e Evolução: Uma Perspectiva Histórica", em parceria com Glaudson Albuquerque, responsável pela curadoria e textos, que esteve em exibição no XXI Congresso Brasileiro de Ornitologia, realizado na PUC do Rio de Janeiro entre os dias 6 e 12 de dezembro de 2014. Aqui podem ver um pouco da exposição, que em breve estará disponível para visitação em outros espaços.

Detalhe de algumas das ilustrações presentes na exposição: 
Anodorhynchus glaucus (Arara-azul-menor)/Raphus cucullatus (Dodô)/Conuropsis fratercula

Exemplos dos painéis presentes na exposição. O formato utilizado na apresentação dos fatos e a espécie relacionada (esquerda) apresenta uma área em destaque destinada à aquarela. O painel de apresentação (direita) mantém o formato simples. Todos os painéis possuem conteúdo tanto na frente quanto no verso.

Abaixo, release da exposição:

"Enumerando alguns fatos marcantes na História das ciências naturais, a exposição “Aves e Evolução: Uma Perspectiva Histórica” aborda a construção do conhecimento evolutivo através da Ornitologia, isto é, como o estudo das aves contribuiu para o desenvolvimento de uma das ideias mais poderosas da ciência, e que alicerça todo o conhecimento atual sobre os seres vivos, a Teoria da Evolução, proposta pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace.

A exposição convida o visitante a viajar ao longo da História, no encalço do que já foi considerado “o mistério dos mistérios”, acompanhando a jornada do intelecto humano, da idade antiga até chegarmos às concepções atuais sobre evolução biológica, tendo como fio condutor a participação das aves nesse processo.

O acervo da mostra conta, entre outras peças, com raças de pombos taxidermizados, tais quais as estudadas pelo próprio Charles Darwin, e a réplica do icônico fóssil do Archaeopteryx, considerado por muito tempo como o “elo perdido” entre aves e répteis. Porém o destaque da mostra são as aquarelas do ilustrador Rafael Nascimento, evidenciando dez aves que protagonizaram capítulos curiosos, instigantes e reveladores sobre nosso entendimento acerca da vida na Terra. Animais que sempre cativaram nossa admiração e curiosidade, e não por acaso, ajudaram (e ajudam) a construir os pilares que sustentam o grande edifício do conhecimento biológico: a Evolução."




A exposição no XXI Congresso Brasileiro de Ornitologia (Rio de Janeiro).